Terra de gente boa

Terra de gente boa
Localizada no Litoral leste ,onde Cascavel é uma das importante cidades da região metropolitana

quarta-feira, 27 de julho de 2011

GASTRONOMIA :Cascavel promove mais um Festival

gastronomia

Festival de Arraia em Cascavel

Publicado em 15 de julho de 2011 




Clique para Ampliar
Quem for ao festival vai ter a oportunidade de saborear diversos pratos feitos à base de arraia, como a lasanha
DIVULGAÇÃO
Expectativa é que a iniciativa seja um marco turístico para o Município e referência no roteiro gastronômico do Estado
Fortaleza. Um fim de semana de deixar água na boca. É o que promete a Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria de Turismo, ao promover, de hoje a domingo, o II Festival de Arraia. O evento acontecerá na praça central de Barra Nova, a dois quilômetros da sede, localizada na Região Metropolitana de Fortaleza.

A exemplo do ano passado, quando a primeira edição também aconteceu no mês de julho, a expectativa dos organizadores é de que a iniciativa seja um marco turístico para o Município e, sobretudo, uma referência no roteiro gastronômico do Estado cearense.

O coordenador do Núcleo de Eventos da Secretaria de Turismo, Edvar Soares, disse que foi exatamente o sucesso da experiência ocorrida em 2010 que motivou a administração municipal promover a segunda edição, em noites bem mais animadas, começando por volta das 19 horas e se encerrando às 4 horas do dia seguinte. "Se no ano passado houve grande engajamento da comunidade de Barra Nova, o mesmo é esperado este ano", afirmou Edvar. Ao todo, 60 pessoas estão envolvidas com a preparação de pratos, que farão variações com a arraia, um peixe em abundância naquele trecho do Litoral Leste.

Para atender o público, a Prefeitura de Cascavel realizou esta semana todo um trabalho de limpeza e pintura dos equipamentos urbanos e públicos. Além disso, proprietários de barracas, lanchonetes e restaurantes receberam treinamento para receptivos e, especialmente, no aprimoramento da culinária. Para tanto, o evento conta com a parceria com o Governo do Estado, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE), e o apoio do Sistema Verdes Mares.

Além de barracas de comidas e bebidas, haverá também a escolha da Garota Barra Nova, onde um júri elegerá a mais bela jovem da comunidade. Pela praça, também estarão disponíveis para os visitantes e convidados uma feirinha de artesanato.

ShowsEntretanto, um dos momentos mais festivos será a apresentação de grupos e bandas musicais. Estão programadas para os três de dias do Festival, dentre outros, as participações de João Bandeira, Forró Stilo, Forró na Veia, Chapéu de Couro, Xote de Elite, Rega Samba e Só Pretexto (grupo de pagode).

"Nossa expectativa é que o Festival não somente repita o sucesso de público e participação do ano passado, como se projete para ser referência no calendário turístico do Estado", disse Soares. Para tanto, ele acrescentou que não foram poupados esforços para dotar toda a cidade litorânea de uma infraestrutura compatível para atender uma demanda considerável de visitantes. Pousadas, hotéis e casas de veraneios (que costumam ser alugadas neste período) foram preparadas para melhor qualificar a hospitalidade. O concurso gastronômico será julgado por chefs e especialistas em culinária. Os vencedores receberão prêmios e troféus. "Para nós, é de grande importância revelar a criatividade da nossa cozinha, aproveitando um produto farto e que é, atualmente, o principal item de exportação para outros Estados".

Culinária60 Pessoas, ao todo, estão envolvidas com a preparação de pratos, que farão variações com a arraia. O festival acontece a partir de hoje e prossegue até domingo, dia 17

MAIS INFORMAÇÕES 
Prefeitura de Cascavel
Secretaria de Turismo
Telefone: (85) 3334.2840
www.cascavel.ce.gov.br

Marcus PeixotoRepórter

terça-feira, 26 de julho de 2011

HISTORIA : Evolução Politica




Evolução Política

Quase Século e meio decorrido sem que se alterasse o primitivo conceito de povoado, surgiu a Resolução do Conselho de Província, instrumento segundo o qual se deu sua elevação à categoria de Distrito (06/05/1833), constando sua instalação de 17 de outubro do mesmo ano. Sua elevação à categoria de Município ocorreu segundo Lei n° 2.039, de 2 de novembro de 1883.

HISTORIA : Conheça a denominação da cidade




Denominação

Segundo os mais antigos moradores da cidade, o nome teria surgido de viajantes ou comboieiros, em suas travessias do Aracati para Aquiraz e Fortaleza, que descansavam nas sombras dos cajueiros existentes no lugar. Naquela área, antes mesmo da chegada de Domingos Paes Botão e João da Fonseca Ferreira, teriam encontrado cobras cascavéis. Dessa forma, o local tornou-se ponto de referência com a expressão “Passagem da Cascavel”. Este fato teria levado os fundadores a adotar o nome “Sítio Cascavel” para suas terras, origem do atual município.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

CONHECENDO CIDADE : Veja como chegar em Cascavel




hspace=0 COMO CHEGAR
Partindo de Fortaleza: BR-116 e CE-040
Localização
Norte do Estado do Ceará
Limites
Norte – Oceano Atlântico; Sul – Ocara ; Leste – Beberibe; Oeste – Horizonte, Pacajus e Chorozinho.
Acesso Rodoviário
BR-116 e CE-040.    
Distâncias
53 km da Capital     

CONHECENDO CIDADE : Confira as característica nosso município




hspace=0 CARACTERÍSTICAS
Município litorâneo, Cascavel mistura as características de litorâneas com as tradições do sertão. Possui muitos atrativos turísticos e é muito frequêntada nos feriados e fins de semana. Oeferece 15 Km de praias paradesíacas, abundantes em peixe de grande variedade, destacando-se Caponga. É conhecida pelo seu artesanato em barro e móveis de cipó de macaco. Nossa Senhora da Conceição é sua padroeira.
Clima 
Quente 

Temperatura Média
27º C 

FATOS HISTÓRICOS :Como surgiu nome da Cidade

© Todos os direitos reservados
        por Mardonio Carvalho


Significado do Nome

Cascavel era nome de uma fazenda, núcleo que deu origem ao município. Pindoretama, distrito deste, substituiu Palmares e significa Lugar das Palmeiras em linguagem indígena também bananeira ou vila de Nossa Senhora da Conceição de Cascavel. Desmembrado de Aquiraz.   

FATOS HISTÓRICOS :Conheça fundação da Cidade de Cascavel

© Todos os direitos reservados
por Larry Diógenes


HISTÓRIA DA CIDADE

Suas raízes datam do Século XVII, quando o Alferes Manuel Rodrigues de Bulhões, de parceria com outros obteve por Carta de Sesmaria uma porção de terras no Sítio Cascavel, antes pertencente a Domingos Paes Botão e João da Fonseca Ferreira (20/10/1690). Será em parte, dessa gleba, por efeito de parceria ou concessão posterior, que chegaria às mãos do Sargento-Mor Manuel Rodrigues da Costa, donde se daria o nascimento do povoado. Quase Século e meio decorrido sem que se alterasse o primitivo conceito de povoado, surgiu a Resolução do Conselho de Província, instrumento segundo o qual se deu sua elevação à categoria de Distrito (06/05/1833), constando sua instalação de 17 de outubro do mesmo ano. Sua elevação à categoria de Município ocorreu segundo Lei n° 2.039, de 2 de novembro de 1883.


SETOR EDUCAÇÃO : CEM-Centro Educacional Municipal

RELIGIÃO -Capela de N.Sra.da Assunção

URBANISMO :Travessa Chanceler Edson Queiroz

SETOR FINACEIRO : Agencia Cascavel do Banco Brasil S/A

quinta-feira, 21 de julho de 2011

RELIGIÃO : Igreja De São Francisco de Assis


Religião
A primeira capela do reduto, dedicada a Nossa Senhora do Ó, teve como edificadores o casal Manuel Rodrigues da Costa e sua mulher D. Francisca Ferreira. A este casal deve-se a doação do patrimônio religioso, constante de quatrocentas braças de terra e vinte e quatro vacas de cria, cuja escritura data de 7 de agosto de 1717. As obras de construção desse primitivo templo iniciam-se antes mesmo de ser doado o patrimônio, guardando como referência o ano de 1710.

Mediante Lei Provincial de 4 de setembro de 1832, criou-se a freguesia de Nossa Senhora da Conceição, em substituição a padroeira anterior, que a seguir se instala, consoante solenidade presidida pelo padre José da Costa Barros.


Paróquias
O município de Cascavel, atualmente é divida em três paróquias, que pertencem a Região Praia, da Arquidiocese de Fortaleza. Uma paróquia pertence a sede do município e outras duas pertencem aos distritos.

Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (Sede, Jacarecoara, Caponga); 
Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (Guanacés); 
Paróquia de São Luís Gonzaga (Pitombeiras e Cristais). 
Há também a Paróquia de São Cristovão, da Igreja Católica Apostólica Brasileira ( ICAB), contanto com algumas capelas no município, dirigida pelo Bispo Dom Maurício de Brito.